sexta-feira, 5 de julho de 2013

"A Viagem do elefante" em Figueira Castelo Rodrigo

Olá! Vou então contar a injeção cultural do fim de semana que findou. Realizou-se no passado Sábado em Figueira de Castelo Rodrigo, uma dramatização em forma de teatro de rua do livro "A viagem do elefante" de José Saramago. Lembram-se que eu li o livro no outro dia? Parecia que estava a adivinhar. Ás vezes tenho estas ideias iluminadas. Foi tudo muito bonito. A jornada do senhor elefante teve o apoio da fundação José Saramago e tivemos o privilégio de ver e receber uma senhora  tão discreta quanto elegante, Pilar del Rio. 

"A viagem do elefante" conta a história do elefante Salomão e do cornaca (condutor) Shubro. Salomão pertencia a D.João III, rei de Portugal no século XVI. Estando o paquiderme a empatar lá por casa, o rei decidiu ofertar ao arquiduque austríaco maximiliano II, herdeiro do trono dos Habsburgo*, nada mais que o próprio elefante, como presente de casamento. Rapidamente se começa a reunir toda a comitiva constiuída por Shubro, ajudantes, carros de bois com água, pelotão de cavalaria mantimentos para os homens e para o elefante entre outras necessidades. Ao longo da viagem acontecem várias peripécias, uma delas arrancou muitos sorrisos à plateia quando o padre de uma aldeia por onde passaram exorcizou o elefante por pensar que poderia ser o deus indiano Ganesha (com cabeça de elefante).

A última localidade portuguesa da viagem de Salomão até à Austria foi precisamente Figueira de Castelo Rodrigo, daí o enorme simbolismo da terra.

Gostei muito de ver a atenção que os espectadores dispensaram ao teatro. Dizem que só queremos "Tós (Tonys, Toys, Tonichas..)", mas não é verdade. As pessoas estavam deliciadas e muito descontraídas a seguir o espectáculo e não abandonaram o local durante o tempo (longo) que durou a encenação. Falavam baixinho ou não falavam ...até porque a música que acompanhava era lindissima e cantada ao vivo por um cantautor chamado Luis Pastor, alguns de vós devem conhecer, eu não conhecia.

Tenho um vídeo para vocês


...e algumas imagens retiradas do site oficial 



E foi assim tudo muito bonito. No fim do teatro fomo para o tasco "a cerca". Eu bebi um chá de camomila, o resto nem por isso como devem calcular! Encontrámos candidatos e acessores de campanha em plena actividade de angariação de votos para o cargo de Presidente da Junta!! Normal, estamos em época de autárquicas.

*A Casa de Habsburgo ou Casa da Austria é uma família nobre das mais influentes da história da Europa. Para os ainda mais eruditos que eu ....

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Habsburgo

No Domingo fui à praia, um dia que tenha uma boa máquina fotográfica torno este blogue mais intimista. Por agora não me saiu nenhuma fotografia de jeito!! Entretanto eu deixo que espreitem a concorrência:

O Verão é:

http://donapipeta.blogspot.pt/

Até já!




Sem comentários:

Enviar um comentário