sexta-feira, 12 de abril de 2013

A tão nossa cortiça!!

ESSENTIAL TOTE B

Pois é, as árvores também dão malas, pena é que não estejam penduradas.

 Portugal é responsável por 50% da produção mundial de cortiça. Quando descobri  a https://www.pelcor.pt/pt, achei por bem perceber qualquer coisa da matéria-prima... por respeito!

A cortiça é extraída da casca dos sobreiros (claro que isso já sabia). A primeira extracção de cortiça ocorre quando o sobreiro atinge entre os 25 e os 30 anos. É uma árvore de grande longevidade. Consegue viver em média 150 a 200 anos e a cortiça só pode ser retirada de 9 em 9 anos. A operação é muito delicada e exige respeito pela árvore. É necessário não ferir o sobreiro e nunca tirar cortiça em excesso. Caso se suspeite de doença da árvore é sempre conveniente desinfectar o machado.

A cortiça de qualidade é obtida só ao final de 40 anos. A primeira cortiça  chama-se a "desboia", a  segunda chama-se "secundeira" e a terceira (após 27 anos), "amadia".

A caminhar cada vez mais para uma sociedade verde é imprescindível não deixar de considerar este material por ser natural, renovável e reciclável. Para além disso dá carteiras, notebooks, capas para telemóveis, guarda-chuvas!! Também dá rolhas, que representam 70% das utilizações,  mas isso agora não interessa muito porque não é bonito.

Quando pensarem em investir num porta-moedas em pele ou numa carteira cara, de qualidade,  que não passa de moda, considerem esta ideia  porque o material é nosso, e tem muita, mesmo muita classe! Arreparem só o nível ....  
WALLET

PASSPORT COVER


Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário