segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Yayoi Kusama e Lois Vuitton

Olá! Pausa no trabalho para dar novidades. Tenho uma noticia com muita pinta! Não é um acontecimento recente mas achei tão giro que resolvi publicar, ainda que com uns meses de atraso.

 Yayoi Kusama. Esta individualidade da arte contemporânea nasceu no Japão há 82 anos e tem uma obsessão por sequências, pontos e bolas. As visões distorcidas da realidade e as alucinações causadas pela esquizofrenia levaram a que Yayoi em jeito de desabafo expressasse, desde cedo, no papel, a forma como via o mundo

"A minha arte é a expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental ... todos os meus trabalhos em pastel são produto da minha neurose obsessiva"

Yayoi, a conselho de uma amiga, mudou-se aos 27 anos para os EUA onde ganhou um maior reconhecimento. Em Nova York trabalhou com Andy Warhol,  Joseph Cornell e Donal Judd.

Em 1973 retorna ao Japão devido ao agravamento do seu transtorno obsessivo-compulsivo. Internou-se num hospital psiquiátrico e, por opção, vive lá até hoje, usando o seu apartamento apenas como atelier.

Em 2012, Marc Jacobs, o director criativo da Louis Vuitton, realizou com Kusama uma parceria de sucesso. A colecção chegou à 5ª Avenida, em Nova York, e a lojas conceito dedicadas à artista, Hong-Kong, Tóquio, Singapura, Londres e Paris.


A Louis Vuitton na 5th Avenue



Espreitem o site oficial de Yayoi Kusama que vale muito a pena

http://www.yayoi-kusama.jp/

A "concept shop"


Este link remete para algumas obras da artista. Fiz só pesquisa em "google imagens"

https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&sugexp=eappsweb&gs_rn=4&gs_ri=psy-ab&tok=ETBgOw4pImpbrwfN9G3GJQ&cp=2&gs_id=5&xhr=t&q=yayoi+kusama&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.42768644,d.d2k&biw=778&bih=362&wrapid=tljp136179042338202&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=2UUrUdYIz4WFB7GfgMgG

Bem, vou trabalhar que é para isso que (ainda não) me pagam!

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário